sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Entrevista do Prof° Molion no Canal Livre da Band.

Entrevista concedida pelo Professor da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion no programa em 10/01/2010 aponta os equívocos a respeito da suposta influência do homem sobre o Aquecimento Global.

Governo brasileiro incentiva a produção de Etanol

Fonte: http://chargistaclaudio.zip.net/arch2009-10-11_2009-10-17.html#2009_10-15_23_13_44-2424842-0


Esta charge aborda a questão do incentivo do Governo brasileiro a produção de etanol.

Diferenças entre a Rio 92 e a Rio+20



Conforme o ex-ministro do Meio Ambiente José Goldemberg, a Conferência Rio 92 baseou-se nas preocupações da década de 1980. Nesta época, as questões relacionadas ao Aquecimento Global e a destruição da Camada de Ozônio se tornavam importantíssimas e não havia a crise econômica como se tem agora. Ansiava-se por uma Conferência que marcasse os vinte anos de Estocolmo. A Assembléia Geral das Nações Unidas, com a efetiva participação do Brasil reduziu a ênfase em Meio Ambiente como a Conferência desejava, tanto que a Rio 92 não se chamou Conferência do Clima e sim Conferência do Meio Ambiente e Desenvolvimento. O Brasil desde 1972 se posicionou contra a grande ênfase ambiental, pois havia a preocupação de prejudicar o desenvolvimento econômico do país. E a Conferência das Nações Unidas, a Assembleia Geral aprovou a realização da Conferência no Rio com duas semanas de duração.
Vinte anos depois, a Confederação é organizada para avaliar o que se conseguiu nestes 20 anos, em 1992 foram adotadas as Convenções do Clima e da Biodiversidade e, logo depois, o Protocolo de Kyoto, que apesar de não ter sido ratificado pelos Estados Unidos foi aceito em todos os países da União Europeia. A Rio+20 foi programada para durar 3 dias, o que significa que não haverá espaço para negociações, será uma Conferência Cerimonial precedida de conferências paralelas, o que não é garantido que estas conferências paralelas influam nas decisões dos primeiros ministros e presidentes.
Por fim, o documento criado na Rio+20 possui 128 parágrafos, sendo que 120 são exortações, portanto o documento não propõe passos concretos e as pessoas passam a duvidar de quão urgente é o problema. Para Nassir Al-Nasser, Presidente da Assembleia Geral da ONU, na Rio 92 houve a discussão sobre o desenvolvimento sustentável, porém a Rio+20 definiu uma nova visão de desenvolvimento para o futuro, que será igualitário e inclusivo e levará em conta os limites do planeta. Os países acordaram uma ampla gama de ações, como iniciar o processo para estabelecer metas de desenvolvimento sustentável; o detalhamento de como a economia verde poderá ser usada como uma ferramenta para alcançar o desenvolvimento sustentável e também focaram o aprimoramento pela igualdade dos gêneros e a necessidade de engajar a sociedade civil nas decisões políticas. 

Fontes:
Vídeo do prof. José Goldemberg 
Imagem
http://www3.sp.senac.br/hotsites/wordpress/index.php/Tags/rio20/

"A Grande Farsa do Aquecimento Global" X "Uma Verdade Incoveninte"

 "A Grande Farsa do Aquecimento Global" de Martin Durkin foi exibido no dia 08 de março de 2007 pelo Channel 4 britânico, em contraponto a "Uma verdade Inconveninte" de Al Gore, contando com a participação de cientistas renomados para denunciar a teoria do Aquecimento Global provocado pelo homem, que não tem comprovação científica.
Depoimentos de Carl Wunsch, Eigil Friis-Christensen, Frederick Singer, Ian Clark, James Shikwati, John Christy, Lord Lawson de Blaby, Nigel Calder, Nir Shaviv, Patrick Michaels, Patrick Moore, Paul Reiter, Philip Stott, Piers Corbvn, Richard Lindzen, Roy Spencer, Syun-Ichi Akasofu e Tim Ball.

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=tpvpiBiuki4&feature=related






Reportagem sobre Aquecimento Global

Fonte: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/12/11/nao-existe-aquecimento-global-diz-representante-da-omm-na-america-do-sul.htm

Entrevista com o professor da Universidade Federal de Alagoas Luiz Carlos Molion: "Não existe aquecimento global", diz representante da OMM na América do Sul - Notícias - UOL Notícias
  


Fonte(Vídeo): http://www.youtube.com/watch?v=pjFc2EwXzZo

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Reportagem sobre o Aquecimento Global

Encontramos a reportagem: "Rio+20 é mamata e aquecimento, história pra boi dormir", diz professor.
Entrevista com o professor da Universidade de São Paulo Ricardo Augusto Felício.
É muito interessante!